Os Tapori agradecem a todos os que se juntaram a nós para mais um dia memorável , a todos um grande bem haja por terem aceite este desafio. Agradecemos tambem a colaboração da comissão de festa ASM2011.
Para ver n totalidade as imagens prima aqui
As festas de São Pedro vão estar de volta aos Escalos de Cima. Com o nome Festas de São Pedro de Volta aos Escalos de Cima, uma vez que a festa já se perdera há vários anos, a animação volta a surgir no mês de Maio, com a novidade também a surgir no que toca à sua organização. As duas associações de Escalos de Cima, a Escalar e os Turbolentos, uniram esforços em prol da aldeia e já garantiram a concretização da festa.
Muitas surpresas estão ainda por desvendar, diz a organização, que, no entanto, avança já com alguns nomes que farão parte do cartaz de festas nos dias 7, 8 e 9 de Maio.
Entre os artistas que animarão a festa está a Aparelhagem Esteves, grupo Musical Banda III, Grupo Musical Zé Águas, Tuna Académica Carpé Tuna, Bombos da Aldeia de Santa Margarida, Grupo de Concertinas de Alcains, vários djs convidados e muito mais.
(In Gazeta do Interior, 8.Abril.2010)
Os Tapori a Bombar vão actuar dia 8 de Maio.
O nosso mais novo "Bombista" a fazer furor na imprensa da região. Parabéns Pedro.
É de pequenino que se torce o pepino, lá diz o ditado e a sabedoria popular… e, na verdade é mesmo!
Em Idanha-a-Nova os mais pequenos iniciam-se desde muito cedo nas artes de palco, para mais tarde serem parte do sucesso que lhes é conhecido. O grupo de Bombos de Aldeia de Santa Margarida que o diga. Este pequenote, tocou e tocou, durante a sessão de abertura oficial do Festival do Azeite e Fumeiro em Proença-a-Velha. Tocou no seu instrumento e não perdeu também a oportunidade de tentar distrair os colegas do lado… mas a entrega é tanta que não conseguiu. Conseguiu, isso sim, ser o centro de todas as atenções do público presente!
O Núcleo do Azeite – Lagares de Proença-a-Velha, no concelho de Idanha-a-Nova, recebe nos dias 13 e 14 de Fevereiro o 8.º Festival do Azeite e do Fumeiro.
Uma iniciativa que já ganhou raízes e que leva à localidade muitos forasteiros.
E este ano com algumas novidades. A começar, pelo alargamento do espaço, contanto já com alguma ocupação da Quinta da Nora, ao Cruzeiro, que lhe fica ao lado, destinada à ampliação do Núcleo do Azeite, como Reconquista noticiou em Agosto do ano transacto.
Nesta edição já ali vai funcionar uma tenda, destinada aos bailes de carnaval e um restaurante, para além de um espaço de exposição.
O espaço dos Lagares de Proença-a-Velha vai, ainda contar com mais valências, no caso salas que vão ficar disponíveis ao público, para fins didácticos e pedagógicos. Estas salas, espera-se, deverão ficar devidamente equipadas até ao festival, para começarem a funcionar por essa altura.
O Festival do Azeite e do Fumeiro conta, como habitualmente, com um vasto e diversificado programa de actividades, onde se incluem as provas de azeite, demonstrações de preparação de enchidos, exposições e muita música tradicional que animará os dois dias do festival. Incluem-se no programa as provas de BTT, cujas inscrições já se encontram encerradas há algum tempo, e os passeios pedestres. Estas provas, a realizar no domingo, servem para dar a conhecer a aldeia de Proença-a-Velha e os olivais em redor.
Neste festival é, ainda, possível ter um contacto directo com os produtores de azeite e enchido, bem como apreciar o artesanato e gastronomia, para além da animação sempre presente, com a organização a destacar o baile de carnaval a ter lugar na noite de 13 para14.
No certame participam 60 expositores, de azeite e fumeiro, na sua grande maioria, mas também de produtos regionais e maquinaria agrícola, que virá ocupar um espaço, também na Quinta da Nora. Para além do restaurante estarão, igualmente, a funcionar diversas tasquinhas.
Uma grande novidade, que será apresentada dentro da Agenda Cultural da freguesia, prende-se com as visitas temáticas ao lagar que vão acontecer entre 17 de Outubro e final de Dezembro. “Da apanha ao lagar” é o tema destas visitas, durante a campanha da azeitona, que dá hipótese, a quem ali se deslocar, de participar na apanha da azeitona, de degustar um almoço tradicional, acompanhado dos cantares da azeitona, e durante a tarde assistir como se faz o azeite.
Esta iniciativa faz parte de um pacote da Natureza da Naturtejo, integrando as Rotas Temáticas, apresentado recentemente na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa e na Fitur – Feira Internacional de Madrid.
em Reconquista
Apareçam
Os Tapori a Bombar agradecem a sua visita.
© 2009 Os Tapori a Bombar